Look dos Jogos Rio 2016

SOBRE

 

O Look dos Jogos Rio 2016 foi desenvolvido pelas equipes de Design e de Marcas do Comitê Organizador dos eventos. O processo criativo partiu de uma profunda imersão na cidade, que permitiu o mapeamento de aspectos históricos e culturais do Brasil presentes no Rio. O cenário Rio 2016 traduz visualmente o conceito de “Megacidade, Meganatureza”. Nele se destacam os ícones da paisagem do Rio nos quais o Brasil todo se reconhece: a Apoteose, os Arcos da Lapa, o Corcovado, o Dois Irmãos, o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea.

 

O escopo consistia em desenvolver a identidade dos Jogos Rio 2016 para criar a atmosfera dos Jogos e contribuir para tornar a experiência do espectador memorável. Um projeto desafiador, com a premissa de ser flexível, e ao mesmo tempo único, para ser capaz de se desdobrar desde a decoração externa das instalações, assim como toda a parte interna das arenas de competição, até servir de guideline para a decoração na cidade, guias de estilo para produtos licensiados, design dos equipamentos esportivos e todo material gráfico do evento que fosse produzido.

 

O desenvolvimento do conceito e estratégia para a aplicação da identidade visual em todos os equipamentos esportivos dos Jogos também fizeram parte das entregas do Projeto de Look dos Jogos Rio 2016.

 

Equipamentos Esportivos

De qualquer ponto do Rio é possível se ver o verde, uma presença constante na vida da cidade. A cor verde permeou todo projeto do Look Rio 2016 por traduzir o conceito de megacidade e meganatureza e orientou a criação da equipe de Design. O verde também representa a brasilidade – é a cor com maior presença na bandeira nacional. Sua escolha trouxe diferenciação para o Look dos Jogos Rio 2016, uma vez que esta cor nunca foi muito explorada na identidade visual das outras edições dos jogos. Em todas as arenas brasileiras, essa foi a cor de união entre a toda a decoração e ambientação.

 

Como parte do projeto do Look dos Jogos, a identidade de todos os equipamentos esportivos para os 64 esportes olímpicos e paralímpico foi desenvolvida com base na cor de conexão dos Jogos, o verde. A cor foi definida dentro de uma estratégia conceitual, marcando presença em todas as partes, mas seu destaque veio como a cor principal dos equipamentos esportivos e das áreas de competição, criando uma personalidade marcante no evento.

O projeto foi desenvolvido com a aprovação de todas as Federações Internacionais, através de reuniões presenciais para esclaredimento e detalhamento das regras de cada esporte, análise da viabilidade de aplicação/produção e identificação de oportunidades para inovação. Dentre elas, podemos citar  o piso verde no Hóquei sobre Grama e o verde predominante em todos os equipamentos de ginástica.

INFO

 

BRANDING | SINALIZAÇÃO

 

_identidade visual

_conceito

_estratégia

_aplicações

 

 

Projetos desenvolvidos no Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016

 

 

Fotos © Rio 2016, Getty Images, Riotur